Sobre

“Era uma vez uma criança, que tinha o mundo inteiro dentro de si. Um dia, ela descobriu no Quintal do João Menino um espaço onde poderia desabrochar todo esse mundo.”

Bonecas de pano, capas de príncipes, coroas douradas, cavalinho de pau, pedrinhas preciosas e muitos brinquedos de madeira, entre vários elementos da natureza; são os materiais que alimentam a fantasia das crianças que estudam no Quintal do João Menino, localizado na Vila Madalena. Em meio ao cultivo de imagens transmitidas pelos contos, canções e movimentos vivos; meninos e meninas brincam criativamente, transformando o espaço em um palco vivo para o aprendizado formador de princípios humanos.

Há mais de 30 anos, o Quintal do João Menino se une aos pais neste cargo para juntos construírem um sólido alicerce para a vida futura de seus alunos, cultivando uma cosmovisão que engloba a organização física, anímica e espiritual da criança. Quem coordena é Teresa Rocha, que teve sua formação junto ao estudo antroposófico no Goetheanum, Suíça. E Valeria Rocha, pedagoga e com formação no centro de formação pedagógica antroposófica de Florianópolis. Trabalhamos apenas com educação infantil, com crianças de 01 a 06 anos.

descrição da imagem
descrição da imagem
descrição da imagem

“Em meio a um lindo quintal, onde a natureza é vivenciada, formou os valores que levará pela vida.”

Linha do tempo

    Morro do Querosene

  • Baseado em um ideal antroposófico de possibilitar uma educação ampla e livre através da pedagogia Waldorf para as pequenas crianças, nasceu em 1987 o Quintal do João Menino. Sua primeira sede foi no bairro do Butantã, em uma pequena casinha em meio a um bosque de árvores frutíferas, no Morro do Querosene. Após 7 anos de caminhada, sentiu-se a necessidade de transformação.

    Pinheiros

  • O Quintal do João Menino mudou-se para o bairro de Pinheiros, onde sob a coordenação pedagógica de Teresa Rocha, foi expandindo e cultivando muitas vivências, festas e aprendizados. Após alguns anos, com o anseio de crescimento, o Quintal do João Menino novamente sentiu a necessidade da mudança.

    Vila Madalena

  • O Quintal do João Menino chegou então à sede atual na Vila Madalena, onde está florescendo há mais de 14 anos. Neste quintal encantado, escondido atrás de muros altos, vamos colaborando com a formação de inúmeros seres humanos. Sempre conduzidos pelo compromisso de uma educação humana com as bases antroposóficas.