Pequeno histórico
para um entedimento
da Antroposofia e
Pedagogia Waldorf
A Pedagogia Waldorf nasceu em 1919 a partir dos estudos do filósofo e educador Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia. Sua visão sobre o ser humano ampliava a compreensão tradicional da educação, reconhecendo a criança como um ser em desenvolvimento integral – corpo, alma e espírito – e respeitando as diferentes fases desse processo evolutivo.
A primeira Escola Waldorf foi fundada na Alemanha em 1919 e, desde então, essa abordagem educacional se espalhou pelo mundo, tornando-se referência em um ensino que busca o equilíbrio entre pensar, sentir e querer.
Na Educação Infantil Waldorf, o aprendizado acontece de maneira orgânica e viva, através do brincar livre, do contato com a natureza e da vivência dos ritmos diários e sazonais. Celebrações culturais anuais, atividades artísticas e o fazer manual fazem parte do cotidiano, proporcionando experiências que conectam a criança ao mundo ao seu redor de forma sensível e significativa.
“A liberdade deve ser o princípio norteador de toda a vida espiritual da sociedade, ou seja, de toda a ciência, arte e religião.”
RUDOLF STEINER
Essa abordagem respeita o desenvolvimento natural de cada criança, cultivando um equilíbrio essencial entre o pensar, sentir e o querer. Ao integrar essas três dimensões, a Pedagogia Waldorf oferece um caminho educativo que vai além do aprendizado acadêmico, formando indivíduos livres, criativos e comprometidos.
No Quintal do João Menino, cultivamos essa filosofia com amor e dedicação, criando um ambiente acolhedor onde as crianças podem explorar, crescer e aprender em conexão com a vida e seus ciclos.