Seja bem-vinda, primavera!

4 de outubro , 2023

Festejar a chegada da primavera é despedir-se dos dias frios que ficam para trás e receber o sol de braços abertos, desfrutando do calor e da abundância! Talvez, essa seja a celebração mais bela do nosso calendário. As cores estampam vestidos e camisas, saturam as mesas em generosas mandalas de frutas, coroam as cabeças dos pequenos e dos grandes em delicados arranjos de flores.

No dia 23 de setembro, nossa escola celebrou com toda a comunidade a chegada dessa estação tão esperada. Foi uma festa de alegria, de vibração, de acolhida. 

Nos preparativos, as crianças ajudaram a lotar os canteiros da escola, plantando mudinhas de flores. Em casa, as famílias se mobilizaram para produzir mandalas e arranjos de frutas de todos os tipos: melões, abacaxis, morangos, jabuticabas, ameixas.. Além das coroas de flores, que são elaboradas com esmero por cada família.

Este ano, na chegada, cada criança plantou uma semente em um vaso , enchendo-o de terra para depois  cuidar em casa. E, como de costume, tivemos uma roda ritmica das professoras e a dança das famílias. 

Na primeira, as professoras representam a roda rítmica  A linda rosa juvenil. Para a apresentação das famílias, a canção escolhida foi Nessa casa tem quatro cantos com um batida bem brasileira. E nem um imprevisto com o som – que parou de funcionar – ofuscou a alegria da apresentação, que costuma encantar as crianças. No silêncio, pais e mães cantaam com alegria,  finalizando a dança da primavera, que terminou com a esperada chuva de pétalas. 

As crianças foram chamadas ao centro e, acompanhadas das professoras, cantaram uma canção em guarani, que na tradução, quer dizer: 

Vamos, sim, nos fortalecer

Todos juntos.

Vamos, sim, cantar nossos cantos

E ser felizes.

Por fim, todos nos reunimos em volta das mesas para compartilhar as frutas e sentir o gosto doce da primavera!