Pentecostes: a conexão com o outro e a celebração da diversidade

29 de maio , 2023

A época de Pentecostes nos convida à conexão com o outro: a conhecê-lo e também a nos deixar conhecer. É tempo de integrar as individualidades ao coletivo, construindo um todo. É época de, apesar das nossas diferenças, nos unirmos por meio de uma mesma linguagem: o amor.

Depois da pandemia, a celebração deste ano foi providencial: um encontro de nossas famílias para possibilitar uma conexão real, olho no olho. O dia frio de outono, mas com sol brilhante, permitiu que as famílias aproveitassem nosso espaço junto com as crianças. 

Começamos nossa celebração com uma grande roda e, juntos, cantamos a canção Siyahamba, de origem Sul Africana, que significa “Caminhando na luz do criador”.

Siyahamb’ ekukhanyeni kwenkos

Em seguida, convidamos todos os presentes, familiares e crianças, a carimbarem suas mãos preenchendo a copa da árvore pintada no muro de nosso jardim.

Com tinta laranja, amarelo e verde, nossa copa foi ficando cheia e frondosa. Com mãos largas e pequenas, com  dedinhos bem marcados e dedinhos borradinhos. Mãos que foram se entrelaçando, se unindo, se sobrepondo a cada nova camada de tinta.

Vale contar que essa vivência começou muito antes do encontro deste sábado. Durante a semana, as crianças vivenciaram o preparo para nossa atividade de Pentecostes, acompanhando a preparação da parede, que foi especialmente pintada. E também fizeram pães, como forma de trabalhar o impulso de transformar o que é individual em coletivo. Misturando ingredientes das mais diversas origens: ovos, farinha, água… Produz-se algo novo, em que a diversidade se combina de forma harmônica.

Durante o encontro, aliás, foram vendidos pães, tortas e biscoitos feitos pelo corpo pedagógico da escola, para contribuir com a participação no IV Congresso Brasileiro de Pedagogia Waldorf, do qual professoras e assistentes irão participar em julho de 2023.

Foi uma alegria ver nosso quintal cheio e preencher nossa árvore com tantas mãos. Esperamos que nossas crianças levem com elas a importância do coletivo, de fazer junto, de construir junto. O mundo é um lugar bom, belo e verdadeiro e melhor ainda quando não caminhamos sós.

 

“Eu e tu 

Somos Nós.”